Blog

Reduzindo custos com um sistema ERP


Postado em 26/07/2017



Um sistema de gestão empresarial pode trazer diversas vantagens para um negócio, sendo a redução de custos um dos principais.

Na parte 1 de nossa série, já abordamos como o ERP ajuda a diminuir os custos operacionais melhorando a gestão do estoque, aumentando a eficiência organizacional e proporcionando a elaboração de relatórios mais confiáveis.

Hoje, seguiremos em frente com outras cinco formas de reduzir os gastos utilizando um ERP. Confira!

Compartilhando informação

O ERP pode ser integrado a diferentes sistemas e softwares de fornecedores e clientes, melhorando a troca de informações importantes para o processo entre todas as partes.

Com isso, tarefas como previsões de vendas, ordens de compras e planejamento de produção se tornam mais eficientes, evitando compras e entregas de última hora que podem trazer custos elevados para a empresa.

Otimizando gastos com TI

O ERP é uma verdadeira central de informações para uma empresa, podendo substituir diversos sistemas e controles utilizados pelos funcionários em cada um dos setores.

Com isso, os custos de desenvolvimento e manutenção de cada uma dessas ferramentas são centralizados e otimizados em um software, o que possibilita a gestão de todos os processos a partir de um só lugar.

Quando o ERP usado está hospedado na nuvem, ainda é possível reduzir os custos de desenvolvimento e implantação da solução, além dos gastos necessários para manter uma infraestrutura de hardware e software dedicada ao sistema.

Facilitando o atendimento

O uso de um sistema de gestão empresarial também facilita a criação de lojas virtuais, seja no B2B ou no B2C, que podem otimizar a experiência do cliente na hora de fazer compras.

Portanto, ao invés de investir em equipes dedicadas de consultores e representantes comerciais, sua empresa pode ter uma central virtual por meio da qual é possível acessar produtos, preços, disponibilidade e ofertas especiais.

Automatizando tarefas

Em pleno século XXI, as empresas não têm mais desculpas para seguir utilizando controles manuais que, além de lentos, são sujeito a erros administrativos que podem gerar diversos custos para a empresa. Automatizando e unificando a inserção de dados cruciais para as operações e os negócios, os ERPs contribuem para a redução desses equívocos, poupando os recursos necessários para corrigi-los.

Reduzindo o custo do trabalho

A mão-de-obra é um dos custos operacionais mais elevados para qualquer empresa. Por isso, ao usar um sistema integrado e de interface mais amigável para os usuários, os ERPs exigem o menor tempo possível para que os funcionários insiram as informações.

Além de reduzir o tempo necessário para realizar as tarefas, aumentando a produtividade como um todo, o sistema ainda permite que os colaboradores da empresa usem o tempo livre para identificar outras oportunidades de melhoria nos processos que podem trazer vantagens competitivas.

Não é raro que os empresários estejam sempre em busca de aumentar o faturamento, afinal é isso que garante a rentabilidade da empresa e a viabilidade do negócio para o futuro. No entanto, as reduções de custos também trazem resultados surpreendentes para as finanças.


CONTATO

Fale conosco, teremos o maior prazer em atendê-lo
E-mail: contato@w2psolution.com.br
Fone: (48)98419.4404 • Whats: (51)99262.9532